fechar
Tipo:
Finalidade:
Cidade:
Código:  
  Boa Noite, hoje é dia 03 de Abril de 2025 - Ponta Grossa / Paraná
imobiliariaearcge@gmail.com
 
Fazenda
Fazenda
Sítio
Chácara
Área
Terreno
 
Apartamento
Casa
Sala Comercial
Área Rural
 
Avaliação de Propriedades Rurais
Cadastro de aluguél inquilino
Cadastro de Arrendamento Produtor Rural
Fazendas no Cerrado Brasileiro
GEE - Crédito de Carbono - C02
Notícias
Links Úteis
redesp_facebook1.pngredesp_youtube1.pngredesp_instagram1.pngredesp_tiktok1.pngredesp_whatsapp1.png
  Notícias  

AGRICULTURA FAMILIAR DOS ESTADOS UNIDOS REPRESENTA 98,7% NO BRASIL 30%

23/04/2023 - Entenda a formula de metódo aplicada que altera a configuração quando comparada com agricultura familiar brasileira

noticias

Os Estados Unidos, a maior e mais rica agricultura do mundo, também têm agricultura familiar. A rigor, quase só têm agricultura familiar: em 2015, 98,7% das propriedades estadunidenses se enquadravam nesta classificação e respondiam por 89% da produção agrícola daquele país, segundo o relatório “As diversas propriedades familiares da América”, do Departamento de Agricultura (USDA), em 2023 este numero se manteve (grifo nosso).

A razão para isso é a definição do que seja agricultura familiar: nos Estados Unidos inclue-se nessa categoria toda e qualquer propriedade rural em que a pessoa ou família que toca a produção seja proprietária de mais que 50% do negócio, não importa o tamanho da propriedade, nem a renda bruta e patrimônio, nem o número de empregados e de sócios. O critério essencial é a administração majoritária do negócio.

No Brasil, a definição é mais restrita: só é agricultor familiar quem tenha área de terra até quatro módulos fiscais (varia de região para região), use predominantemente mão-de-obra da própria família, tenha maior parte da renda gerada na produção da fazenda, e a fazenda seja dirigida pela família. É basicamente um critério definido pelo tamanho da renda e do patrimônio do produtor.

Por isso, a agricultura familiar no Brasil, apesar de reunir grande número de propriedades, responde por pouco mais de 30% do valor da produção agrícola, segundo mostra o trabalho do professor Rodolfo Hoffmann, um dos maiores estatísticos agrícolas do País.

Nos EUA, já que critério se apoia apenas na “administração”, como agricultura não-familiar restam apenas 1,3% das propriedades agrícolas, as das grandes companhias, administradas por gerentes não proprietários e, no outro extremo, as dos de pequenos produtores associados, em que a família que toca a produção não tem a maior parte do negócio.

 

Propriedades Familiares

Pela classificação estabelecida pelo Serviço de Pesquisa Econômica dos EUA, há três grandes agrupamentos de agricultores familiares – a Pequena Agricultura Familiar, a Agricultura Familiar de Porte Médio e a Agricultura Familiar de Grande Escala –, os quais, por sua vez, se subdividem em oito tipos de propriedades, diferentes segundo seu uso e renda.

O relatório registra um total de 2.259.274 propriedades rurais nos Estados Unidos, assim consideradas quaisquer propriedades que tenham produzido e vendido, no ano, pelo menos mil dólares em produtos agropecuários ou que, em função da área cultivada ou do tamanho do rebanho, poderiam tê-lo feito. Baseado numa amostragem de quase 20 mil fazendeiros, eles estimam que quase 90% (1.846.955) dessas propriedades se enquadram dentro da Pequena Agricultura Familiar.

Esse grupo se subdivide em três tipos: “Fazenda de Ocupação Agrícola”, “Fazenda Aposentadoria” e ”Fazenda de Ocupação Não-Agrícola”. Os tipos "Aposentadoria" e "de Ocupação Não-Agrícola" reúnem 59% das propriedades rurais do EUA, as quais são consideradas ”fazendas” apesar de sua principal renda não vir da produção agropecuária.

O maior desses subgrupos é o de "Ocupação Não-Agrícola" (42,2% das propriedades), que reúne 868.523 fazendas e sua principal ocupação e fonte de renda são atividades tais como colônias de férias, pesque-pague, arvorismo e pistas de rali. As fazendas do tipo “Aposentadoria” (346.489) somam 16,8% das propriedades rurais estadunidenses e, como o nome sugere, seus proprietários obtêm a maior parte de sua renda de suas aposentadorias.

O subgrupo ”Fazenda de Ocupação Agrícola” se subdivide entre aquelas de “Vendas Baixas” (menos que 150 mil dólares por ano), que somam 521.350 propriedades (25,3%), e aquelas de “Vendas Moderadas”, 110.593 propriedades (5,4%) que faturam de 150 mil a menos de 350 mil dólares/ano.

 

A contribuição de cada um

Em conjunto, as propriedades da Pequena Agricultura Familiar ocupam 48% das terras cultivadas e respondem por 24,2% do valor da produção agrícola. Na Agricultura Familiar de Porte Médio há 126.331 propriedades que cultivam 22,6% das terras, faturam de 350 mil a menos de um milhão de dólares e amealham 22,8% do valor de produção.

A Agricultura Familiar de Grande Escala reúne 53.268 propriedades, do tipo “Fazenda Familiar Grande”, que faturam entre um milhão e menos que cinco milhões de dólares por ano, e 5.747 propriedades, do tipo “Fazenda Familiar Muito Grande“, que faturam pelo menos cinco milhões de dólares por ano. Juntas, elas ocupam 23% das terras cultivadas, e respondem por 42,4% do valor de produção agrícola.

Por esses números já se percebe que a Agricultura Familiar de Grande Escala e a de Porte Médio dominam a produção agrícola nos Estados Unidos. Juntas, respondem por 86,5% do valor de produção de leite e derivados, 70% do valor de frutas, castanhas e produtos de viveiros e estufas, 80,7% do algodão, 76% do valor da soja e dos cash grains (grãos em geral, exceto arroz, trigo, milho e soja), 55% do valor da carne bovina, 66% da carne suína e 45,5% do valor das carnes de aves.

Ainda assim, o peso da Pequena Agricultura Familiar é relevante. Ela é responsável por 57,9% do valor de produção de feno, por 51,9% do valor das carnes de aves, 26% da carne suína, 23% da carne bovina, 20,9% do valor da soja e de cash grains, 11,7% do algodão, 9,1% do valor de frutas, castanhas e produtos de viveiros e estufas e 7,4% do valor da produção de leite e derivados.

A agricultura não-familiar soma 26,9 mil propriedades (1,3% do total), ocupa 6,1% das terras e responde por 10,6% do valor da produção. Ela tem alguma relevância na produção de carne suína (8,1%), feno (9,2%), carne bovina (21,6%) e de frutas, castanhas, e produtos de viveiros e estufas (20,7%).




Fonte: Reprodução: Fonte: USDA, NACIONAL aGRICULTURAL STATISTICS SERVICE ANDE ECONOMIC RESERCH SERVICE; EARCGE

Outras Notícias

QUAL É O TEMPO PARA VENDER UMA FAZENDA NO PARANÀ?

O tempo médio para negociar uma propriedade rural é de 3 anos, em situações excepcionais quando a propriedade é mui...

BRASIL REGULAMENTA O CREDITO DE CARBONO - CO2

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Esta Lei institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissõ...

VAZIO SANITÁRIO DO PARANÁ SERÁ ALTERNADO CONFORME O CLIMA DE CADA REGIÃO

O Ministério da Agricultura e Pecuária dividiu o Estado em três sub-regiões com datas diferentes para início do vazi...

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PASSA AUXILIAR O IAT NA EMISSÃO DO CAR NAS TERRAS DO PARANÁ

Por meio do Módulo de Análise Dinamizada do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), desenvolvido pelo Sistema Florestal Br...

A IMPORTANCIA DA OPÇÃO DE VENDA EXCLUSIVA NA HORA DE VENDER A PRIORIDADE.

Importância da exclusividade de vendas ao corretor de imóveis "Porque dar a opção de venda seu posso colocar na m&...

O que vem dizer a nova Lei n.º 14.825/2024 sobre o averbação na matricula do imóvel

A Lei 14.825, de 20 de março de 2024, foi aprovada para garantir a eficácia dos negócios jurídicos relativos a imóv...

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CRÉDITO DE CARBONO (C02), PARA REDUCÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE).

A EARCGE RURAL, tem um segmento para pensar a sustentabilidade do meio ambiente, esse setor elabora projetos para transformar as áreas de reser...

Fique atento as datas do Georreferenciamento Rural sobre as obrigatoriedades

A partir de agora, todas as propriedades rurais com mais de 25 hectares terão que fazer o georreferenciamento para venda, doação,...

Em 2023, foram aberta 332,84 alqueires para lavoura sem licença ambiental no Paraná

332,8 Alqueires aberto de forma ilega, isto é sem licença ambiental no Paraná, veja os números. 13 Municipios do Par...
A Imobiliária | Pesquisa Completa | Cadastre seu Imóvel | Notícias | Links Úteis | Política de Privacidade | Fale Conosco
VENDA DE PROPRIEDADES RURAIS, ARRENDAMENTOS, AVALIAÇÕES
  IMOBILIARIA EARCGE RURAL LTDA - CRECI J-06814 I CNPJ: 34.979.612/0001-90 - TELEFONES: (042) 9.8806-3134- LIDER  NA INTERMEDIAÇÃO DE  FAZENDAS E PROPRIEDADES RURAIS DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, REFLORESTAMENTO, ATIVOS FLORESTAIS, LEITERIAS E ARRENDAMENTOS DE ÁREAS RURAIS NO ESTADO DO PARANÁ.  EARCGE É UMA IMOBILIARIA RURAL PARANANSE, COBRIMOS 96% DO ESTADO DO PARANÁ. Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.